Vivemos uma época de constantes mudanças, de informações rápidas em que o conhecimento chega até as pessoas de forma muito mais acelerada que há alguns tempos atrás. Com o avanço das TICs, a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Computador e Internet estão sendo incorporados ao cotidiano das escolas e trazem desafios para os professores, na medida em que favorecem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas e ampliam as oportunidades para o acesso à informação, à participação, à ampliação de redes e para o processo de ensino- aprendizagem. As TICs trazem consigo novas formas de pensar, de aprender e de ensinar, e as relações entre os seres humanos estão sendo rapidamente reelaboradas.  
A Educação a Distância é muito mais do que apenas o repasse de informações, é a construção de uma aprendizagem, é a busca de informações. E para que isso ocorra, podemos utilizar as possibilidades de ferramentas pedagógicas que são disponibilizadas pela web, onde a palavra chave é a interação. 
É sabido, portanto, que todos os dias no mundo virtual surgem novas ferramentas que permitem a interação e a construção coletiva de conhecimentos e o Google Docs, especificamente, possibilita a troca de informações, sermos autores, interferir e contribuir para a construção de conhecimentos que nos torne sujeitos de nossa própria existência. 

 

Entretanto, para trabalhar com tal ferramenta, tanto o educador quanto o aluno deve aprender a trabalhar colaborativamente, não somente ensinando e transmitindo conhecimentos. É necessário promover a criatividade e a colaboração nesse ambiente, acompanhar o acesso às ferramentas, facilitar a escrita, incentivar os alunos a escrever em um documento compartilhado, etc. 
Por fim, os recursos do Google Docs permitem que sejam trabalhadas estratégias de ensino-aprendizagem e sua utilização no âmbito educacional, incentivando a colaboração e fazendo com os educadores tenham um papel de fundamental importância, que é o de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, mais eficiente e instigante por meio de práticas inovadoras que proporcionem mais da qualidade na educação.