Hoje em dia, com a educação à distância, o professor fará uso do chamado feedback para que sua ausência não afete muito o aluno, podendo estar mais "presente" em todas as atividades realizadas e garantindo que os acadêmicos tenhma um desempenho satisfatório. 
É sabido que algumas instituições estabelecem prazos para a resposta dada ao docente para que haja um curto espaço de tempo entre a mensagem do aluno e o feedback do professor. "Um exemplo são as regras apresentadas no Guia de Ações do Professor Virtual, onde se recomenda quem durante a oferta da disciplina o professor responda as perguntas enviadas pelos alunos em, até um dia útil, realize a análise das atividades de avaliação a distância, emitindo feedback justificando o resultado e divulgando as notas em até cinco dias úteis após o envio da tarefa pelo aluno" (UnisulVirtual, 2009b, pgs. 8-10).
É importante ressaltar que o feedback não pode ser dado de qualquer maneira, ou seja, deve obedecer a alguns critérios. Um feedback deve apresentar positividade, correção, mostrando que determinada situação não pode se repetir, mas atentando-se à linguagem para que o mesmo não fique ofensivo. O professor deve tomar cuidado para que suas palavras não tornem-se insignificantes, fazendo o seu feedback vago, sem propósito, não provocando nenhuma mudança no aluno. E muito menos falar ou escrever algo ofensivo em sua avaliação, pois corre o risco de ocasionar um conflito entre o professor e o aluno. 
Deve-se levar em consideração que há um sujeito por trás de uma máquina, de uma tela de computador que irá interpretar suas mensagens, por isso, o respeito às normas e ao bom senso se fazem necessários, sempre de maneira equilibrada. 
 
"O uso eficiente do feedback permite ao “curso” estabelecer um diálogo através do qual o estudante interage com o objeto de aprendizagem. Sem esta interação, a solução torna-se apenas uma lista de informações publicada na rede. Ambientes de e-learning comportam diversas estratégias de feedback, devendo explorar ao máximo este recurso de aprendizagem no sentido de uma maior eficiência. Sabe-se que o feedback imediato é mais produtivo no ajuste da ação e na facilitação do entendimento do aluno, evitando que conceitos seguintes sejam construídos sobre interpretações incorretas". (Disponível em http://www.abed.org.br/seminario2006/pdf/tc048.pdf, Acesso em 26 de fevereiro de 2013).