UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Música
PROFESSOR: Moiséis José dos Santos
ALUNA: Maria Elciane Silva de Amorim

MINIPROJETO

1.      INTRODUÇÃO:
O projeto de estágio referente à disciplina de Estágio Supervisionado em Música I será desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Professor Antônio de Barros Freire. A música se faz presente na comunidade escolar de diversas maneiras: nos ensaios de Fanfarra, nos encontros religiosos que são realizados na escola, em datas comemorativas, festas e projetos realizados pela comunidade escolar.
            O projeto de estágio será desenvolvido com a turma do 6º ano “B”, com 32 alunos, no turno da tarde, sendo que as atividades serão desenvolvidas durante as aulas de Educação Artística. Este miniprojeto visa, portanto, estabelecer os conteúdos e os modos como eles serão trabalhados e desenvolvidos em sala de aula, bem como criar condições para que as atividades musicais desenvolvidas sejam trabalhadas de forma adequada, explorando ao máximo todas as versatilidades do conhecimento musical que serão discutidas posteriormente ao longo do projeto.

2.      CONTEXTO ESCOLAR:
       Instituição Escolar: Professor Antônio de Barros Freire
2.    Localização: situada na Rua Jamináuas, bairro Telégrafo
2.    Série: 6º ano
2.    Faixa Etária: 9 a 11 anos
2    Especificidades: é uma escola de educação inclusiva, ou seja, promove a educação para crianças com necessidades especiais contando com adaptações em equipamentos e nos professores. Além disso, a escola não oferece aula de música como disciplina específica, mas proporciona momentos musicais nas aulas de Artes e em algumas disciplinas como Língua Portuguesa e Geografia. Esse ensino de música, porém, é limitado à apreciação e execução, algumas vezes, das atividades de música.

3.      TEMA:
Programa de Rádio – O que toca na cabeça dos jovens? (Estilos Musicais)

4.      JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O tema desse Estágio Supervisionado tem a finalidade de desenvolver um projeto dinâmico e voltado para a realidade musical dos alunos da Escola Antônio de Barros Freire, fazendo-os refletir e analisar os diversos estilos musicais com que os mesmos mais se identificam, dando condições para que os alunos possam fazer escolhas e tomar decisões acerca do que querem ouvir, a respeito dos estilos musicais que veiculam nos meios de comunicação mais comuns na cidade e que lhes agrada.
Além disso, fomentar nos alunos a ideia de que podem participar ativamente no fazer musical, realizando atividades de apreciação de estilos musicais, apresentando características culturais que os mesmos apresentam, ampliar o repertório musical dos alunos com outros estilos musicais e utilizando recursos didáticos e materiais variados que servirão como base para a execução do processo final da criação de um Programa de Rádio com nome, apresentador e equipe de produção, onde os alunos terão a oportunidade de criar, analisar e apreciar estilos musicais.
Assim, o ensino de música ficará mais eficaz, tendo em vista que o professor deve encontrar formas de traduzir o que ele quer ensinar através de linguagem e meios que os alunos entendam, gostem, participem e se identifiquem como pessoa. (OLIVEIRA, A. J. ; HARDER, Rejane, p. 71, 2008). Sem contar que há inúmeras formas e possibilidades de trabalhar sons e músicas e que serão utilizadas durante esse Estágio Supervisionado, através da prática em conjunto, da pesquisa, da experimentação, do ouvir e do transformar. É tomado como base o autor Swanwick que abrange parâmetros sonoros como a composição, a execução, a apreciação e a literatura e a técnica, o que levou Hentschke e Del Bem a tomarem esse pensamento como referência, afirmando que “através da análise crítica de determinadas músicas, os alunos poderão ampliar sua percepção, adquirir conhecimento sobre compositores, intérpretes e músicas, ampliando o gosto e a admiração pela música”.
Subtende-se, então, que apoiados nestas práticas, os alunos compreenderão que eles mesmos podem ser agentes da produção musical dos meios de comunicação e que esta pode ser uma maneira deles expressarem suas ideias, concepções e crenças.

5.      OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversos estilos e manifestações musicais através da construção de um Programa de Rádio, envolvendo a apreciação, a composição, a execução e a técnica.

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Compreender e refletir sobre os diferentes estilos musicais no decorrer das aulas;
*      Ampliar o repertório musical dos alunos;
*      Identificar e analisar algumas elementos sonoros presentes em casa estilo musical para a confecção de um mural com imagens, textos e outras informações referentes aos estilos musicais trabalhados no projeto, e apresentação ao final das 4 aulas;
*      Desenvolver a prática em conjunto por meio da criação do Programa de Rádio, da composição de paródias e análise de estilos musicais;
*      Discutir sobre os diferentes contextos em que a música está inserida;
*      Conhecer os elementos necessários para a construção de um Programa de Rádio;
*      Desenvolver um Programa de Rádio com nome, apresentador e equipe de produção;

      PLANOS DE AULA:
6.   PLANO DE AULA 1
·         Duração: 1 hora
·         Série: 5º ano
·         Tema: Estilos Musicais – O que toca na cabeça dos jovens?
·         Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversos estilos e manifestações musicais através da construção de um Programa de Rádio, envolvendo a apreciação, a composição, a execução e a técnica.
·         Objetivos específicos: - Apreciar diferentes estilos musicais; - Identificar e analisar elementos sonoros e materiais ou conteúdos presentes em cada estilo musical apresentado pelos alunos; - Apreciar e analisar um vídeo da música “Você não sabe o que amor” (Luan Santana) com o estilo musical Sertanejo.
·         Procedimentos metodológicos:
- Apresentação do estagiário e do tema da aula;
- Para a apresentação dos alunos será proposta a dinâmica “Teia Musical” com duração de 15 minutos, onde os alunos irão formar uma roda;
- O professor estará segurando uma ponta de um barbante e pedirá para que os alunos digam o nome e, em seguida, cantem um pequeno trecho de uma música que gostem ou se identificam;
- O professor dará início e joga o barbante para um aluno, que seguirá o mesmo padrão, dizendo seu nome e cantando uma música que goste, passando o barbante para outro colega. Ninguém deve soltar o barbante, pois ele formará um desenho parecido com uma teia de aranha;
- Ao final da dinâmica, perguntar se os alunos gostaram e se ainda lembram as músicas cantadas pelos colegas. Depois explicar que o nosso trabalho no decorrer das 4 aulas se fará muito em equipe, onde cada um irá segurar uma ponta da teia e se alguém soltar, ela se desmanchará, ou seja, o trabalho será prejudicado;
- Após a dinâmica, o professor irá apresentar um vídeo com a música “Você não sabe o que é amor”, do cantor Luan Santana para que os alunos apreciem e façam uma análise do estilo musical, do contexto em que esta música é tocada, do público-alvo, dos instrumentos que podem ser identificados e da expressão da mesma, o que os alunos sentem ao ouvir a música;
- Os alunos receberão uma folha contendo a letra da música para que possam acompanhar a canção;
- Será entregue, também, uma folha de papel em branco para que os alunos possam registrar suas análises durante a apreciação da música;
- Depois, haverá o momento de apresentação das análises para que o professor possa registrar no quadro as características de alguns estilos musicais;
- Nesse momento, os alunos irão dizer quais estilos musicais mais gostam ou se identificam para que possam mencionar as características presentes em cada um, de acordo com o conhecimento dos mesmos. A partir daí, será formada uma tabela pelo professor à medida que os alunos forem falando, no quadro negro, comparando os estilos musicais.
·         Encadeamento com a aula seguinte: solicitar aos alunos que tragam músicas que representem aquilo que eles são, que eles gostem ou que tenham algum valor para eles. Pode ser tanto gravada em áudio ou a letra da canção. Além disso, serão motivados a trazerem textos, imagem e instrumentos musicais que identifiquem cada estilo musical estudado na 1ª aula para a posterior confecção do mural.
·         Repertório: “Você não sabe o que é amor” – Luan Santana
·         Recursos didáticos e materiais: - Datashow; - folhas de papel A4; - computador; - caixa de som; - letra da música; - quadro negro; - giz; - caneta.
·         Avaliação: os alunos serão avaliados de acordo com suas reflexões em relação às características dos diferentes estilos musicais apresentados. Avaliar, ainda, a análise feita através do vídeo apresentando critérios referentes à participação, desempenho e interação com professor e colegas.

6.   PLANO DE AULA 2
·         Duração: 1 hora
·         Tema: Programa de Rádio – Nas ondas da comunicação (parte 1)
·         Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversos estilos e manifestações musicais através da construção de um Programa de Rádio, envolvendo a apreciação, a composição, a execução e a técnica.
·         Objetivos específicos: - Conhecer elementos que compõem um programa de rádio; - Analisar e selecionar as músicas que serão tocadas no programa de rádio; - Realizar práticas de composição; - Criar paródias simples para serem apresentadas no programa de rádio; - Desenvolver habilidades para a criação de um mural contendo características dos estilos musicais analisados; - Iniciar a confecção do mural de estilos musicais.
·         Procedimentos metodológicos:
- O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre o quanto eles escutam rádio, quais as emissoras e programas preferidos que eles ouvem, quais as músicas que eles mais gostam de ouvir no rádio. Isso sempre incentivando a participação de todos os alunos;
- Os alunos irão ouvir uma gravação de um programa de rádio local intitulado “Show de Alegria”, com a apresentação do humorista Velho Zuza (Jorge Luís);
- Em seguida, será discutido com os alunos como ocorre um programa de rádio, os elementos presentes na composição do programa do rádio, quais as músicas que mais tocam, como se dá a interação ouvinte e apresentador, jingles comerciais, etc.;
- Logo em seguida, será solicitado aos alunos que mostrem as músicas que trouxeram para fazermos uma análise e seleção de 4 que serão tocadas no programa de rádio. O critério para a escolha da música será o gosto musical dos mesmos;
- Após esse momento, os alunos irão se dividir em 2 grupos, onde o professor deixará livre para tal escolha, porém, podendo interferir caso a harmonia e a produtividade coletiva estejam sendo prejudicadas;
- Os alunos, então, escolherão 2 músicas das que foram trazidas por eles para a criação de 2 paródias com tema livre, que serão apresentadas no programa de rádio;
- Por último, mas não menos importante, será dado início à confecção do mural de estilos musicais, de forma que não venha a interferir nas atividades práticas do projeto.
·         Encadeamento com a aula seguinte: o professor pedirá aos grupos que tragam a pesquisa de um cantor ou banda preferida para que possamos analisar e elaborar uma entrevista sobre o artista para o programa de rádio, e trazer curiosidades sobre o mundo da música.
·         Repertório: áudio do programa de rádio “Show de Alegria”
·         Recursos didáticos e materiais: - data – show; - caixa de som; - papel A4; - caneta; - cartolina; - cola; - tesoura; - aparelho de som.
·         Avaliação: a avaliação implicará na capacidade dos alunos durante o processo de criação das paródias, a forma como os mesmos organizarão suas ideias, de forma que estas ganhem um significado musical, avaliando, ainda, a organização e estrutura da música.

6.   PLANO DE AULA 3
·         Duração: 1 hora
·         Tema: Programa de Rádio – Nas ondas da comunicação (parte 2)
·         Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversos estilos e manifestações musicais através da construção de um Programa de Rádio, envolvendo a apreciação, a composição, a execução e a técnica.
·         Objetivos específicos: - Refletir sobre os meios e formas que o compositor utiliza para compor uma paródia; - Manusear ferramentas tecnológicas para a criação musical; - Analisar a trajetória musical de um cantor ou banda favorita; - Gravar as paródias (com o auxílio do professor) utilizando do programa de Audacity; - Elaborar um roteiro para montar o programa de rádio com nome, apresentador e equipe de produção.
·         Procedimentos metodológicos:
- Nesse primeiro momento, os grupos irão apresentar a banda ou o cantor que escolheram para analisar sua trajetória musical, algumas músicas, estilo musical, etc.;
- Será, então, escolhida a trajetória de um cantor ou banda para ser apresentada no Programa de Rádio;
- O grupo escolherá um integrante que irá representar o artista durante uma pequena entrevista no programa de rádio;
- Logo após, haverá a gravação e apresentação das paródias utilizando o Audacity, as quais passarão no Programa de Rádio;
- Os alunos irão escolher algumas músicas para a distorção que serão utilizadas na realização do Desafio Musical apresentado no Programa de Rádio;
- Em seguida, será elaborado um cronograma com as informações necessárias para a execução do Programa de Rádio. Ex.:

- Continuação e finalização do mural dos estilos;
- Começar o ensaio para a apresentação do Programa de Rádio.
·         Repertório: trajetória de uma banda ou cantor preferido dos alunos.
·         Recursos didáticos e materiais: - computador; - caixa de som; - papel A4; - cartolina; - pincel; - cola.
·         Avaliação: os alunos serão avaliados em suas práticas musicais em grupo, desde o processo de conclusão da composição até a gravação das paródias, envolvimento com as atividades, interação com os colegas.

6    PLANO DE AULA 4
·         Duração: 2 horas
·         Tema: Programa de Rádio – O que toca na cabeça dos jovens? (produto final)
·         Objetivo geral: Desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversos estilos e manifestações musicais através da construção de um Programa de Rádio, envolvendo a apreciação, a composição, a execução e a técnica.
·         Objetivos específicos: - Montar o programa de rádio com nome, apresentador e equipe de produção; - Apresentar o trabalho final do Programa de Rádio para as demais turmas; - Apresentar o mural dos estilos para apresentar às demais turmas após o Programa de Rádio.
·         Procedimentos metodológicos:
- Os alunos irão continuar a ensaiar para a apresentação do programa de rádio que será executado durante o intervalo e se estenderá até o 4º horário;
- Os alunos irão se preparar e dar os últimos retoques para dar início à apresentação;
- Quando chegar o momento da apresentação do Programa de Rádio, os alunos irão se dirigir ao salão, onde encontrarão caixas de som, microfone, aparelhos de som, enfim, o material necessário para a apresentação do Programa de Rádio;
- O professor convidará a direção da escola e funcionários para assistirem à apresentação do Programa de Rádio dos alunos do 5º ano, juntamente com os demais alunos de outras turmas.
- Ao final da atividade, os alunos receberão um questionário para uma avaliação geral do estágio, um feedback por escrito, englobando tudo o que foi ministrado desde a 1ª aula.
·         Repertório: músicas analisadas, mural dos estilos.
·         Recursos didáticos e materiais: - computador; - caixa de som; - microfone; - papel A4; - cartolina; - papel crepom; - pincel; - caneta.
·         Avaliação: a avaliação será de forma geral, feita pelos próprios alunos, onde os mesmos irão discorrer sobre quais foram os novos conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto e o que acharam do mesmo.
 
1.      REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE CADA AULA:
1ª aula:
“Após o término da música, comecei a fazer indagações a respeito da mesma e, para a minha surpresa, os alunos analisaram de forma minuciosa a música, não deixando passar nada, nem as vestimentas do cantor (que no caso, não havia sido perguntado por mim)”. “Logo após, comecei a perguntar aos alunos quais os estilos musicais que eles mais gostavam e enquanto eles falavam eu continuava as anotações. E mais uma vez me surpreendi com o conhecimento musical prévio dos alunos. Eles citaram as principais características dos estilos musicais, como a instrumentação, o ritmo, a voz do cantor, exemplos de cantores/grupos musicais, dentre outros pontos”.
Nesses dois momentos, pude perceber o quão é importante deixar os alunos bem a vontade para poderem expor os seus conhecimentos prévios, fazer suas próprias análises. Assim, o professor deve oferecer um conhecimento mais aprofundado para esses alunos, com termos que eles desconheçam. Foi exatamente o que procurei fazer. O que notei é que eles possuem uma grande afinidade com a música e que não costumam ouvir só por ouvir. Eles gostam, também, de apreciar, de observar cada detalhe nos diferentes estilos musicais que gostam, sendo a instrumentação, o ritmo, a voz do cantor, a vestimenta, etc.
2ª aula:
“Solicitei aos alunos que se dividissem em grupos de acordo com a preferência dos mesmos. Realizada essa ação, os alunos escolheram uma música para compor uma paródia. A proposta da atividade animou muito os alunos e eles começaram a se divertir criando as letras das canções. O envolvimento dos grupos e o empenho dos mesmos em construir uma ótima paródia, me chamou bastante a atenção e me deixou feliz em saber que os alunos estavam apreciando e motivados durante toda a aula. Não houve problemas com relação à harmonia dos grupos, pelo contrário, trabalharam sempre em conjunto, construindo e colaborando com ideias para a paródia. As letras de alguns grupos estavam bem divertidas e, por que não dizer, bem elaboradas”.
Ao deixar o tema livre para a construção das paródias e formação dos grupos de acordo com a afinidade dos mesmos uns com os outros, pude perceber que a elaboração do trabalho fluiu melhor, que eles puderam realizar trocas musicais, um mostrando para o outro suas músicas, seu gosto musical. Os alunos estavam dedicados e interessados e eu estava ajudando sempre que eles me pediam, sabendo aproveitar as diferenças a favor da aprendizagem e interesse dos grupos. Além disso, sei que a atividade coletiva em sala de aula favorece o desenvolvimento da socialização, estimula a compreensão, a participação e a cooperação entre professor e aluno, onde posso perceber, assim, os pontos fortes e fracos de cada aluno.
3ª aula:
“A paródia criada pelo quinto grupo foi ótima! Eu me surpreendi, inclusive. Era um grupo de 3 meninas, mas todas se esforçaram bastante para criar a paródia. Escolheram a música “Ciranda, cirandinha” e falaram sobre o meio ambiente, sobre como devemos preservar. A letra estava bem estruturada, com rimas e seguiram o ritmo corretamente. Essa, então, foi a paródia escolhida tanto por mim quanto pelos demais alunos para a gravação no programa Audacity e para passar no Programa de Rádio.”
A atividade de criar paródias requer concentração e empenho, além de certas habilidades musicais também. O grupo citado acima utilizou bem os conhecimentos musicais prévios que elas já possuíam. Conseguiram rimar e estruturar as estrofes de acordo com o ritmo, o que me deixou bem contente, pois significou que os alunos aprenderam o que eu estava ensinando e estavam gostando das atividades propostas.
4ª aula:
“... A estagiária que aqui vos fala adorou essa última aula, principalmente pela satisfação e desempenho que os alunos demonstraram e pelos comentários que os mesmos fizeram a respeito das aulas. E por fim, agradeci a participação e empenho de todos os alunos, à professora Maria Cleanes Uchôa por ter cedido seus horários e à direção da escola que também passaram para ver o andamento do Programa de Rádio ABF e elogiou a iniciativa e até propôs que eu fizesse um projeto de programa de rádio para as turmas as quais já dou aula.”
Diante do que foi exposto acima, acredito que minha conduta diante dos alunos tenha favorecido para que os mesmos pudessem expressar suas habilidades musicais. Procurei não me posicionar como a detentora do conhecimento, mas apenas como uma facilitadora, como uma professora que oportuniza a realização da experiência musical. Isso permitiu aos alunos uma maior liberdade. Posso dizer, então, que no final de tudo, o estilo musical que prevaleceu foi o sertanejo, tendo em vista que os alunos que gostam mais desse estilo (a grande maioria da sala) estavam sempre dispostos a participar, interagindo, opinando, cantando. Sendo assim, o repertorio escolhido também foi decisivo para o ocorrido.

2.      CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O período de estágio supervisionado na Escola Professor Antônio de Barros Freire consistiu em um aprendizado muito proveitoso e de grande importância no que se refere à experiência e conhecimento adquirido. Através dessa prática, tive a oportunidade de vivenciar os mais diversos paradigmas que assolam o cotidiano daqueles que trabalha com educação nas instituições públicas de ensino.
Além disso, foi possível vivenciar o conhecimento musical dos alunos e a forma como eles tratam a música em seus cotidianos de uma maneira bem ampla e significativa, podendo refletir sore as múltiplas possibilidades de agir, como educadora musical, sobre o meio escolar, elaborando e reelaborando os conceitos sobre o papel de um educador musical.
Dessa forma, o estágio supervisionado em música cumpriu sua finalidade, a meu ver, consistindo em um período de experiência no meu prepara como futura educadora, agregando tanto informações teóricas e práticas, contribuindo na mesma medida, no desenvolvimento das relações interpessoais com alunos e professores da rede pública de ensino. 

3.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de Música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003, p.176-193.

SWANWICK, Keith. A basis for music education. London: Nfer-Nelson, 1979.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Obs.: Caso você queira utilizar este projeto, por favor, avise! Obrigada. Elciane Silva.





UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INTITUTO DE ARTES – DEPARTAMENTO DE MÚSICA
PROFESSORA AUTORA: MARIA CECÍLIA ANTUNES
TUTOR A DISTÂNCIA: MOISÉIS JOSÉ DOS SANTOS
ACADÊMICO: EGINO DA SILVA COSTA
PÓLO: CRUZEIRO DO SUL-AC

MINI – PROJETO FINAL
1.      INTRODUÇÃO:
O projeto show de calouros será desenvolvido na escola de ensino fundamental “Corazita Negreiros”, comtemplando assim a comunidade escolar que até então não dispõe na referida instituição de uma disciplina diferenciada e tão necessária quanto à aula de música na escola.
O projeto será desenvolvido com a turma do quinto ano “A” do turno da manhã, a qual agrega crianças na faixa etária de 9 a 12 anos de idade, e para desenvolvimento das atividades musicais utilizaremos o horário de arte. Este miniprojeto objetiva estreitar o relacionamento das crianças da rede pública de educação com a música, na intenção de facilitar a concentração e reflexão tão necessárias para o aprendizado das demais disciplinas. Para tanto, trabalharemos cada aula sempre de acordo com o roteiro estabelecido a partir das observações de comportamentos e carências dos alunos realizadas no contexto escolar.
CONTEXTO ESCOLAR:
1.1. Instituição Escolar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Corazita Negreiros
1.2. Localização: Rua Pará, bairro Telégrafo
1.3. Série: 5º ano
1.4.Faixa etária: 9 a 12 anos

2.      TEMA: Show de Calouros

3.      ESPECIFICIDADES: É uma escola inclusiva, pois agrega crianças portadoras de necessidades especiais. Não há aula de música, há apenas aula de arte, onde a arte visual encontra-se em maior evidencia, entretanto a professora em certos momentos interrompe as referidas atividades, e convida as crianças a cantarem algumas musiquinhas acompanhadas no ritmo de palmas.

4.      JUSTIFICATIVA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Em visita à escola Corazita Negreiros, percebi que na referida não há aula de música, apenas aula de artes, na qual se evidencia mais a arte visual. Todavia, a professora canta algumas canções infantis para a criançada durante pausas na prática da pintura. Porém, nada que se caracterize como aula de música. E por se tratar de uma instituição que está situada em uma área de maior vulnerabilidade social, foi que surgiu a necessidade de levar a educação musical às crianças, a fim de inseri-las neste contexto, no intuito de despertá-las para ações musicais produtivas dentro da escola e que venham a refletir positivamente fora dela.
O projeto “Show de Calouros”, objetiva, em sua essência, facilitar de maneira eficaz o aprendizado musical das crianças da escola Corazita Negreiros, tendo em vista que os alunos demonstram total interesse e desinibição para a realização de atividades musicais e não musicais na escola. Buscamos como linha de pensamento a teoria desenvolvida por Keith Swanwick, que tem como base o modelo T(E)C(L)A fundamentado na união de atividades de Execução, Apreciação e criação, Técnica e Literatura. Swanwick diz ainda que para ensinar bem música, é preciso respeitar o estágio em que cada aluno se encontra, e a partir daí seguir três princípios básicos que são: 1º Preocupar-se com a capacidade do aluno de entender o que é proposto. 2º Observar o que ele traz de sua realidade. 3º Tornar o ensino fluente, como se fosse uma conversa entre aluno e professor.
A primeira aula será ”Inclusão Musical”, na qual os alunos terão a oportunidade de ouvir e conhecer músicas diversas, até encontrarem de sua preferência. A segunda aula será ”Descobrindo Talentos”, na qual, através de demonstrações artísticas dos alunos, descobriremos qual habilidade cada um desenvolve melhor, se é cantar, tocar ou dançar, e agrupá-los de acordo com suas respectivas habilidades. A terceira aula será “Organizando o Show de Calouros”, na qual iremos ensaiar cada música com as crianças, ou seja, é a hora de escolheremos uma altura confortável para a voz da criança que cantará acompanhada do violão executado pelo professor. E as demais crianças que forem dançar ou tocar, também terão seu momento de ensaio no decorrer da aula. A quarta aula será o grande dia da apresentação do “Show de Calouros”, no qual as crianças irão atuar musicalmente para que o restante da turma avalie seu desempenho artístico. OBS: esse acontecimento poderá ocorrer também durante o recreio para a apreciação de todos da escola, entretanto o recreio terá que se alongar um pouco mais.  

5.      OBJETIVO GERAL: Ouvir e entender o que são os materiais sonoros existentes na música e apresentar as músicas escolhidas cantando-as em um show no final das quatro aulas.

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Experimentar diferentes possibilidades musicais através apreciação e da apresentação de todos no show de calouros;
- Descobrir, através da audição, os materiais sonoros existentes na música;
- Despertar o interesse musical dentro e fora do contexto escolar, mostrando ao aluno, novas possibilidades musicais.

6.      PLANOS DE AULA:
6.1. PLANO DE AULA 1
Ø  DURAÇÃO: 1 hora
Ø  TEMA: Inclusão Musical
Ø  OBJETIVO GERAL: O aluno deverá ser capaz de ouvir e entender o que são os materiais sonoros existentes na música. 
Ø  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
o   Experimentar diferentes possibilidades musicais.
o   Descobrir através da audição os materiais sonoros existentes na música.
o   Despertar o interesse musical dentro e fora do contexto escolar.
.
Ø  PROCEDIMENTOS:
1.      Apresentação do estagiário à turma e de cada aluno;
2.      O professor iniciará conversando informalmente com os alunos sobre o tema da aula;
3.      Em seguida, o professor irá perguntar aos alunos qual a música que mais gostam e selecionar algumas.
4.      Com as músicas devidamente escolhidas, os alunos deverão analisar as mesmas, falando sobre as características da letra, dos instrumentos, vozes dos cantores, etc. Tudo com o auxílio do professor.
5.      Para melhor entendimento colocarei no quadro negro para que todos possam anotar e memorizar.
6.      Em seguida irão ouvir e praticar a música escolhida observando quais são os possíveis materiais existentes na mesma.
Ø  RECURSOS E MATERIAIS:
Impressora, papel, lápis, cabos, caixa de som ou fone de ouvido.
Ø  AVALIAÇÃO: Cada aluno será avaliado de acordo com seu entendimento e desenvolvimento na observação dos materiais sonoros das músicas, e com os métodos utilizados para o sucesso na realização, memorização do que se pede na mesma. Entretanto, cada aluno se auto avaliará diante do resultado das músicas preferidas ou que se identifiquem, observando o que cada colega apresentar.

6.2. PLANO DE AULA 2
Ø  DURAÇÃO: 1 hora
Ø  TEMA: Descobrindo talentos
Ø  OBJETIVO GERAL: O aluno deverá ser capaz de representar artisticamente um trecho da música de sua preferência, a qual irá apresentar no “show de calouros”.
Ø  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  - Descobrir e desenvolver habilidades específicas como a dança, o canto, o tocar, no campo da Arte.
Ø  PROCEDIMENTOS:
1. Começarei conversando informalmente com os alunos sobre o tema de nossa aula;
2. Em seguida, apresentarei um vídeo de Daniela Mercury, com a música Swing da Cor (http://www.youtube.com/watch?v=4XMGP1ftAh4&feature=related), que envolve canto, percussão e dança, tudo junto;
3. Logo após a apresentação do vídeo, o professor irá perguntar à turma quais os alunos que tem a habilidade de cantar, de dançar e de tocar;
4. À medida que forem se manifestando, o professor irá dividi-los em grupos, de acordo com a habilidade artística de cada um;
5. Logo após a divisão dos grupos, os alunos terão um tempo para ensaiar e apresentar algo simples cantando, dançando ou tocando, de acordo com as habilidades que desenvolvem melhor, com músicas de suas preferências analisadas na aula anterior.
6. O professor irá auxiliar cada grupo - um por vez - trabalhando junto com os alunos, violão, percussão corporal, aquecimento vocal, alongamento e com vídeos de coreografias simples para que possam utilizá-los se preferirem (http://www.youtube.com/watch?v=zioJ5leVMCE&feature=related) (http://www.youtube.com/watch?v=pLOTtlfpfEY&feature=related);
7. Caso haja uma quantidade muito grande de alunos em um determinado grupo e uma menor quantidade de alunos em outro grupo, irei orientá-los por meio de um diálogo para equilibrarem os grupos;
8. Após os comentários e análises citadas acima, o professor dirá aos alunos que será realizado um “Show de Calouros”;
9. Nesse momento, os alunos, então, se reunirão em grupos para que possam escolher suas músicas, dentre as ouvidas na primeira aula, para apresentação, definir como e o que irão fazer.
Ø  RECURSOS E MATERIAIS:
- Violão, micro sistem.
Ø  AVALIAÇÃO: Cada aluno deverá ser avaliado de acordo com o seu entendimento e desenvolvimento em sua apresentação.  

6.3. PLANO DE AULA 3
Ø  DURAÇÃO: 1 hora.
Ø  TEMA: Organizando o festival
Ø  OBJETIVO GERAL: O aluno devera ser capaz de se envolver, incorporar o personagem e entrar no clima de um festival de música.
Ø  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Aproximar o máximo possível o aluno da realidade de um festival de música;
- Entender que um festival de música é feito passo a passo para que se possa obter êxito;
- Participar de um festival de música, desenvolvendo a performance artística;
Ø  PROCEDIMENTOS:
1. O professor começará com uma conversa informal sobre o tema da aula;
2. Em seguida, irei perguntar aos alunos se já decidiram o que irão apresentar no “Show de Calouros”;
3. Nesse instante a aula ganhará um caráter de ensaio geral para “show de calouros”, falarei para os alunos ensaiarem como se fosse à apresentação final;
4. Será dado, dessa forma, o restante da aula para que os alunos possam ensaiar e tirar algumas dúvidas com o professor. O ensaio acontecerá com um grupo por vez, em tempo estipulado pelo professor, ou seja, enquanto um grupo ensaia os demais apreciam o ensaio.
5. A partir daí, então, o professor organizará um cronograma juntamente com os alunos para que seja realizada a ordem de apresentação de cada grupo, que se dará por meio de um sorteio.
Ø  RECURSOS E MATERIAIS:
- Violão, papel, caixa de som.
Ø  AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada de acordo com o grau de concentração e de entrega tanto da parte de quem está se apresentando quanto do restante da turma, que estará assistindo e avaliando o desempenho performático do colega.

Ø  6.4 PLANO DE AULA 4
Ø  DURAÇÃO: 1 hora
Ø  TEMA: Show de Calouros
Ø  OBJETIVO GERAL: Reproduzir frente aos demais colegas, a peça musical escolhida, a qual trabalhou durante as aulas anteriores, para que seus colegas o avaliem conforme o que foi abordado anteriormente, ou seja, conforme o que interiorizou sobre as análises das músicas e desenvolvimento de habilidades artísticas, demonstrando em sua apresentação.
Ø  OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse artístico-musical, a partir da experiência de apresentar-se artisticamente em público.
- Explorar o lado performático, mas que ainda não teve a oportunidade de colocá-lo para a apreciação de pessoas que não seja sua família.
- Tornar a aula de música inclusiva, alegre, participativa, e agradável para os alunos, no intuito de que estes sigam sempre buscando e encontrando na música um refúgio para a alma.
Ø  PROCEDIMENTOS:
1. Depois da organização adequada do ambiente (sala ou pátio), o professor se posicionará no palco para iniciar as apresentações dos alunos.
2. Um colega do curso de Música dará a sua colaboração ao projeto tocando violão para que o professor possa ficar nos bastidores orientando os alunos;
3. O professor, então, fará a apresentação inicial do projeto à comunidade escolar e, em seguida, irá chamando cada participante;
4. Depois de cada apresentação, alguns professores votarão levantando uma placa com notas de 8 a 10 e anotarão as respectivas notas, as quais serão somadas, e ao término do evento, apontarão o melhor grupo colocado do festival;
5. Os requisitos a serem avaliados serão: harmonia do grupo, criatividade, simpatia e carisma.
6. Encerrarei a aula agradecendo a todos os envolvidos e reforçarei o convite para que continuem buscando a música como sendo algo necessário para suas vidas.
Ø  RECURSOS E MATERIAIS: Computador, impressora, papel, lápis, microfone, cabos, caixa de som, violão.
Ø  AVALIAÇÃO: Cada aluno será avaliado de acordo com o que está explícito nos procedimentos, mas também pela sua contribuição e entrega na aula.

5.        REFLEXÃO E TRECHOS DE CADA AULA:
Na primeira aula, um momento o qual chamou muito minha atenção foi quando coloquei os vídeos das referidas músicas, para que eles apreciassem. Pois foi neste momento que percebi a reação positiva da turma, tendo em vista que todos queriam cantar, ou melhor, cantaram as músicas juntos. Nesse momento percebi que poderia desenvolver um bom trabalho com aquelas crianças.
Na segunda aula houve alguns momentos nos quais eu percebi a concentração e o envolvimento dos alunos. Na solicitação de silêncio, para que pudessem absorver mais e melhor o que estava sendo mostrado e todos ficaram atentos e em silêncio; Quando perguntei quem sabia cantar, tocar ou dançar e queria trocar de grupo e somente duas crianças aceitaram realizar a troca, enquanto que os demais já estavam bem à vontade com suas músicas nos seus respectivos grupos, e quando fiz alguns gestos coreográficos para que eles apreciassem e reproduzissem ou criassem sua própria coreografia, e eles se comprometeram em fazê-la na aula seguinte. Percebi então o comprometimento das crianças com a aula de música.
Na terceira aula o que me surpreendeu positivamente, foi a capacidade de concentração, coordenação e criação das crianças no momento em que conduzi dois grupos para fora da sala para que realizassem seus ensaios. Fiquei surpreso, pois eu imaginava que não iria conter as crianças fora de sala e o ensaio se tornaria uma desordem generalizada.
Na quarta aula o que mais me chamou a atenção foi a participação das crianças expectadoras tanto aplaudindo quanto cantando juntas, principalmente com as poderosas, grupo vencedor do festival. Essa reação positiva me fez ver a necessidade da aula de música nas escolas públicas.

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 O aprendizado e a experiência adquiridos com o estágio supervisionado em música foram de grande importância para a construção do meu conhecimento nessa área da licenciatura, a qual através de práticas musicais diferenciadas e concretas se torna um divisor de águas para um aprendizado mais consistente e consciente do indivíduo.
Através do projeto “Show de Calouros” pude observar e participar das vivências musicais dos alunos, e assim direcionar o meu aprendizado para ações pedagógicas conscientes e que contemplasse a todos de forma igualitária, como também observar comportamentos diversos e aceitações distintas dessa área da educação, diferenciada e atrativa devido ao fato de mexer com gostos e sensações das mais variadas possíveis. Desse modo acredito que a disciplina Estágio Supervisionado em Música, conseguiu atingir o que objetivou, a partir do entendimento e aprendizado de cada aluno adquirido durante o período de encaminhamentos pedagógicos da referida disciplina. 

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Swanwick, Keith – Art. Pub. em janeiro/ fevereiro 2010. Ana Gonzaga (novaescola@atleitor.com.br)
Obs.: Caso você queira utilizar este projeto, por favor, avise! Obrigado. Egino Costa.